![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihHzIxEy9i5Flq5Wuqn-CFrN3eKrQ95sB-z5WnngY1vHLVBbn0uAKNHlJE0bBnTlRGKOQlUOqdkHJ6S2FXtCuJv2qpdoqSEJXu8KFttJzL_VqxP39tKPzswQMPltAXrLOKwlJr8eoab1M/s320/57387.jpg)
O Arcadismo, de modo geral, foi influenciado pelo Século das Luzes, chamado de Iluminismo. Esse movimento influenciou os pensamentos dos intelectuais e ocasionou a pesquisa e análise do mundo pela perspectiva da razão e da ciência. Assim, tudo era explicado ou por meio científico ou por constatação de algo palpável.
Esse período de mudanças filosóficas compreende a segunda metade do século XVIII, no qual a Europa estava dominada economicamente pela burguesia.
Enquanto isso, no Brasil, o século do ouro desponta e cresce extraordinariamente, com a mudança do polo econômico da região Nordeste para o Rio de Janeiro e, principalmente, para Minas Gerais. É este estado que irá servir de cenário para os diversos acontecimentos marcantes da história, além da mineração, a Inconfidência, o caso de Tiradentes, o artista Aleijadinho.
O estilo literário árcade no Brasil tem início com a publicação das Obras poéticas de Cláudio Manuel da Costa, em 1768 e se estende até 1836 com a obra Suspiros poéticos e saudades de Gonçalves Magalhães, a qual inaugura o Romantismo.
Os poetas árcades encontram inspiração nas terras mineiras, principalmente Vila Rica-Ouro Preto, cenário de suas poesias; e também refúgio, não nos filósofos iluministas como Voltaire e Montesquieu, voltados para a política e moral, mas em Horácio que se prendia em pensamentos como “fugere urbem” (fugir da cidade) e “carpe diem” (gozar o dia). Daí o Arcadismo ser conhecido pela exaltação da natureza e pelo bucolismo.
A escola literária árcade é caracterizada por uma produção voltada ao lirismo amoroso de Tomás Antônio Gonzaga e Silva Alvarenga; à épica, com a exaltação do índio em Caramuru e O Uraguai de Santa Rita Durão e Basílio da Gama, respectivamente.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgn-RrlpAcFO_y7O1bmgcNBZkguW_gzVAZP3WVILstmtn-UFMR3aYJFBMqy-V9DreF-XOMdT2iD8b9SSgAlZR5HwQOV_aY-fEASX_Pcog7-PEwJuFraBTNWDQU5LP3QsrmDv88AIrMvMlU/s320/F4C9E.jpg)
O Arcadismo no Brasil tem seu surgimento marcado por dois aspectos centrais. De um lado, o dualismo dos escritores brasileiros do século XVIII, que, ao mesmo tempo, seguiam os modelos culturais europeus e se interessavam pela natureza e pelos problemas específicos da colônia brasileira; de outro, a influencia das idéias iluministas sobre nossos escritores e intelectuais, que acarretou o movimento da Inconfidência Mineira e suas trágicas implicações: prisão, morte, exílio, enforcamento.
O Arcadismo brasileiro originou-se e concentrou-se principalmente em Vila Rica ( hoje Ouro Preto) MG, e seu aparecimento teve relação direta com grande crescimento urbano verificado nas cidades mineiras do século XVIII, cuja a base econômica século XVIII, cuja a base econômica era a extração de ouro.
O crescimento espantoso dessas cidades favorecia tanto a divulgação de jovens brasileiros, providos das camadas privilegiadas daquela sociedade, foram buscar em Coimbra, já que a Colônia não lhes oferecia cursos superiores. E, ao retornarem de Portugal, traziam consigo as idéias iluministas que faziam fermentar a vida cultural portuguesa à época das inovações políticas e culturais do ministro Marquês de Pombal, adepto de algumas idéias de ilustração.
Essas idéias em Vila Rica, levaram vários intelectuais e escritores a sonharem com Inconfidência do Brasil, principalmente após a repercussão da independência dos EUA (1776). Tais sonhos culminaram na frustada Inconfidência Mineira (1789).
Cecília Meireles, em seu Romanceiro da Inconfidência Mineira, registra o espírito febril provocado pelo ouro:
“Mil galerias desabam; mil homens ficam sepultados, mil intrigas, mil enredos prendem culpados e justos; já ninguém dorme tranqüilo, que a noite é um mundo de sustos.”
CONCLUSÃO
O Arcadismo em si, era formado por ideais renascentistas, da Antigüidade Clássica, pois o Barroco já havia ultrapassado os limites do que se considerava arte de qualidade.
Por emitir também princípios ideológicos iluministas, o arcadismo fez com que a burguesia crescesse e tomasse o poder sobre a nobreza.
Esse período foi marcado pela visão científica e pelo racionalismo, porque defendia uma literatura mais simples, objetiva, descritiva e espontânea, que se supõe à emoção, à religiosidade e ao exagero do Barroco.
Tal gênero predominou até o início do século XIX, quando surge o Romantismo
comentário individual isabella:
ResponderExcluirO Arcadismo foi um movimento literário que ocorreu em diversos países da Europa. Porém, o modelo Neoclassicista de Arcadismo que o Brasil possuiu foi importado de Portugal. O Arcadismo aqui começa em 1768, com a publicação de Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa. O movimento dura até1836, quando do início do Romantismo.
As principais características árcades são a presença e a descrição da natureza, o amor não-idealizado pela mulher, a vida campestre e bucólica, uso de pseudônimos... Os poemas possuem métrica, já que obedecem ao modelo Clássico
comentário individual thais:
Arcadismo
O Arcadismo é uma escola literária surgida na Europa no século XVIII. O nome dessa escola é uma referência à Arcádia, região bucólica do Peloponeso, na Grécia, tida como ideal de inspiração poética. No Brasil, o movimento árcade toma forma a partir da segunda metade do século XVIII.
Não encontrei o comentário individual de Lais. Cadê?? Ela está sem nota de final de ano!!!
ResponderExcluir